Memorial da América Látina

Memorial da América Látina

O Memorial da América Látina fica em São Paulo é um centro cultural e foi desenhado por Oscar Niemeyer, atualmente tem mais de 78 mil metros quadrados de área construída, e foi criado como local de integração enter os povos latino-americanos.

O Memorial foi fundado em 1989, e o responsável pela criação foi o sociólogo brasileiro Darcy Ribeiro, sua ideia era manter uma integração com estreitamento das relações culturais dos dos povos da America Latina.

Em 2016 o numero de visitantes foi de mais de dois milhões de pessoas.

Memorial da América Látina São Paulo

Memorial da América Latina São Paulo

Localizado na maior cidade da America Latina (São Paulo) o Memorial da América Látina, fica na rua Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo.

O horario de funcionamento é de Terça até domingo, das 9 horas até as 18 horas.

O telefone do Memorial para contato é (011) 3823-9838 / 3823-9611

O site oficial é http://www.memorial.org.br/ a pagina do facebook https://www.facebook.com/memorialamericalatina/ você pode ver fotos das exposições.

Memorial da América Látina SP

Memorial da América Látina SP

O Memorial da América Látina SP é vinculado a Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo, entretanto, é tem total autonomia financeira e administrativa, sendo assim, é uma fundação de direito público estadual.

O complexo fo Memorial tem diversos locais para eventos, com diversificada programação, veja o que tem lá:

Anexo dos Congressistas da America Latina;
Auditório Simón Bolívar;
Biblioteca Latino-Americana;
Centro de Estudos;
Edifício do Parlamento Latino-Americano;
Galeria Marta Traba;
Pavilhão da Criatividade;
Praça Cívica;
Salão de Atos.

Monumento Mão Aberta América Látina

Memorial da América Látina Mão Aberta
Memorial Mão Aberta

Um dos locais mais importantes do Memorial é a escultura desenhada por Oscar Niemeyer, veja a foto abaixo.

Uma mão aberta feita de concreto, com os traços em formato geográfico da America Latina em pintado em vermelho, simboliza o sengue derramado pelo povo latino-americano durante toda a história e até hoje com seus grandes problemas sociais.

Memorial da América Látina Eventos

Memorial da América Látina Eventos
Memorial Eventos

O Centro Cultural da América Látina Eventos constantemente são exibidas obras de arte, promovendo exposições, debates, espetáculos teatrais de dança e musicais.

A produção artesanal tem espaço cativo em suas exposições.

Os eventos com recorde de público foram a exposição da Vila do Chaves em 2016, a Exposição do Castelo Rá-Tim-Bum, além da feira de gastronomia da America Látina em 2015.

Memorial da América Látina Programação

Memorial da América Látina Programação
Memorial Programação

Se você pretende visitar o Centro Cultural da América Látina Programação é apresentada no site oficial, http://www.memorial.org.br/programacao/.

O centro cultural é grande é abriga diversos tipos distintos veja as opções de programação que são divididos em oito temas,Dança, Exposições, Geral, Infantil, Música, Palestra, Teatro, Vídeo/Cinema.

O Memorial não cobra entrada na grande maioria das exposições, exceto algumas temporariamente, porém quando cobrado ingressos são preços populares.

Para chegar ao Memorial é muito fácil, existem diversas linhas de ônibus que passam bem em frente ao Memorial, ou se preferir pegar o metrô Barra Funda a linha vermelha.

Algumas exposições são permanentes, umas das de maior sucesso foi a exposição do Castelo Rá-Tim-Bum que levou um público gigantesco até o Memorial, além da Vila do Chaves inspirada na serie criada na década de 70 e 80.

Deixe uma resposta