Parque Estadual da Cantareira

Parque Estadual da Cantareira
Parque Estadual da Cantareira

O Parque Estadual da Cantareira é uma área de Preservação Ambiental Paulista, que inclui a Serra da Cantareira, o lugar é considerado a maior floresta urbana do mundo, sendo uma das principais fontes de equilíbrio da temperatura da cidade de São Paulo.

O Parque Estadual da Cantareira foi criado em 1962, fica localizado ali perto do Horto Florestal, o parque tem uma área extensa com mais de sete mil e novecentos hectares, a mata atlântica preservada, conserva muitas nascentes e serve de moradia para diversas especies de animais silvestres, alguns ameaçados de extinção.

Que visitar o Parque Estadual da Cantareira e pertinho do centro de São Paulo e fica aberto para visitantes todos os sábados, domingos e feriados das 8 horas até 17 horas.

Para entrar em contato com o Parque da Cantareira ou se pretende visitar a localização é na rua do Horto, 1799 bairro Horto Florestal – São Paulo-SP, o site oficial é http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-da-cantareira/

A Fundação para Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo é responsável pela administração do Parque da Cantareira, a fundação pertence à Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo.

Parque Estadual da Cantareira Núcleo Pedra Grande

Parque Estadual da Cantareira Núcleo Pedra Grande
Parque Cantareira Núcleo Pedra Grande

Dentro do Parque da Cantareira existe a Pedra Grande é uma das principais atrações do parque.

Para chegar até a Pedra Grande no Parque da Cantareira é preciso usar um GPS já que a mata dificulta muito o acesso dos turistas, um local lindo que não é longe do centro da cidade de São Paulo, passando por dentro dos bairros da Zona Norte de SP pode levar uma hora até chegar ao parque.

O Parque da Cantareira Núcleo Cabuçu, tem mais de 7 mil hectares, abrangendo cidades como Caieiras, Guarulhos, Mairiporã e São Paulo.

Uma grande reserva da Mata Atlântica na cidade de São Paulo, preservando nascentes importantes para o abastecimento de água da capital paulista.

No parque Cantareira, fica localizado o sistema cantareira velho que abastece a população.

Parque Estadual da Cantareira Preço

O Parque da Cantareira Preço tem valores de R$ 14, funciona de sábado 8 horas, a melhor maneira de descobrir o preço atual e os horários de funcionamento é ligando no telefone 11 2203-0115.

 

Parque Estadual da Cantareira Núcleo Cabuçu

Parque Estadual da Cantareira Núcleo Cabuçu
Parque Cantareira Núcleo Cabuçu

Sobre o Parque Estadual da Cantareira Núcleo Cabuçu, o nome “Núcleo Cabuçu” pode ter duas origens diferentes, existe no parque uma árvore chamada Cabuçu o que pode ter gerado o nome, outra corrente de ideias diz que o nome é da língua indigna Tupi Guarani, o significado de Cabu é Vespa, e o Açu significa Grande, sendo assim, conclui-se que a tradução de Cabuçu seria Vespa Grande.

O nome Cantareira foi dado pelos tropeiros do seculo 16 e seculo 17, o nome vem do numero elevado de nascentes de rios na região. O nome foi inspirado no jarros de barro chamado cântaros, muito utilizado para armazenamento de água naquela, o apoio que segurava o jarro tinha o nome de Cantareira.

Parque Estadual da Cantareira Núcleo Engordador

O Parque Estadual da Cantareira Núcleo Engordador, coberto pela Mata Atlântica, cheio de rios e árvores nativas, animais de diversas especies são vistos o tempo todo no lugar.

Um ótimo lugar para visitar com a família, um passeio para um piquenique, um verdadeiro oásis na cidade de São Paulo, se você procura um local de paz, para descansar, visite o Parque da Cantareira Núcleo Engordador.

Parque Estadual da Cantareira Núcleo Engordador
Parque Cantareira Núcleo Engordador

Deixe uma resposta