SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS

SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS
SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS

Solar da Marquesa de Santos

Saiba tudo sobre o Museu da cidade de São Paulo Solar da Marquesa de Santos, se você que saber mais sobre a história e a vida da Dona Maria Domitila de Castro e Mello (Marquesa de Santos), historicamente foi a amante de Dom Pedro I.

Primeiramente você precisa saber que o prédio do Museu Solar da Marquesa SP é o último representante que restou da arquitetura do século XVIII em SP.

O prédio que serviu de moradia para a Marquesa de Santos entre 1834 e 1867, e foi construído com taia de pilão, por volta do seculo 17, a marquesa comprou o imóvel mais especificamente da herdeira do Brigadeiro Joaqui de Moraies Leme.

O que você vai encontrar no museu da Marquesa de Santos? No museu da marquesa de santos SP é preservado muitos dos seus utensílios domésticos, os móveis usados pela Marquesa de Santos, todos bem preservados para se perpetuar na historia.

Importante dize que o prédio que abriga o Solar da Marquesa SP foi comprado por Dona Maria Domitila de Castro e Mello, em 1834 segundo historiadores, foi adquirido de um aristocrata, e fica localizado ali na região famosa de São Paulo o bairro da Sé, mais especificamente na Rua do Carmo que foi renomeada para Rua Roberto Simonsen.

Para entrar em contato com o museu do Solar da Marquesa SP é fácil, você pode ligar para o número de telefone: 11 3241-1081, acessar o site oficial http://www.museudacidade.prefeitura.sp.gov.br/, ou mandar um mail para: museudacidade@prefeitura.sp.gov.br.

Se você pretende visitar o Solar da Marquesa de Santos em SP o que aconselho muito, o endereço exato é:

Solar da Marquesa de Santos, Rua Roberto Simonsen, 136, Sé – São Paulo – SP – CEP 01017-020

Ao clicar no link será direcionado para o mapa com a rota até o museu.

Solar da Marquesa de Santos SP

SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS SP
SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS SP

O Solar da Marquesa de Santos SP faz parte de um conjunto de casas históricas, localizadas por diversas regiões da cidade de São Paulo e tem suas construções em períodos entre o seculo XVII e o seculo XX, demonstrando a história da cidade de São Paulo e do Brasil.

O Solar da Marquesa é administrado pela secretaria municipal de Cultura da cidade de São Paulo, outros locais que também fazer parte da rede de locais históricos

  1. Beco do Pinto
  2. Casa da Imagem
  3. Capela do Morumbi
  4. Casa Bandeirante
  5. Casa do Grito
  6. Casa do Tatuapé
  7. Casa do Sítio da Ressaca
  8. Casa Sertanista
  9. Chácara Lane
  10. Cripta Imperial
  11. Sítio Morrinhos

Exposições Solar da Marquesa de Santos SP

EXPOSIÇÃO SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS
EXPOSIÇÃO SOLAR DA MARQUESA

O Solar da Marquesa SP recebe diversas exposições culturais interessantes para a população, levando cultura e informação para que passar por la.

Atualmente o prédio é um monumento histórico do Estado de SP, além disso também é patrimônio municipal da cidade de São Paulo.

Segundo historiadores as primeira vez que o prédio que abriga o Solar da Marquesa foi mencionado em documentos oficiais, foi em 1739 e 1754, segundo documentos existia na rua do Carmo em SP nessa data 4 casas e o dono era André Alvares de Castro.

Por algum tempo o prédio foi conhecido como Palacete do Carmo, local onde ocorria festas e bailes realizados pela Marquesa de Santos.

Deixe uma resposta